As rochas ígneas ou magmáticas são formadas pela cristalização do magma, e são caracterizadas por apresentarrem brilho e disposição aleatória dos minerais.
Podem ser classificadas de acordo com a sua composição mineralógica e muitas vezes são descritas como félsicas ou leucocráticas (claras), máficas ou melanocráticas (escuras), ou ainda mesocráticas.
As rochas magmáticas são formadas pela solidificação do magma pastoso presente no interior do planeta Terra. Além de se solidificarem no interior do planeta, por plutonismo, são também formadas na crosta terrestre.
Assim, quando ocorrem as erupções vulcânicas, as lavas, magma em contato com os gases da atmosfera, são expelidas. Ao entrarem em contato com o ambiente, se resfriam e se solidificam, formando assim as rochas magmáticas extrusivas.
De acordo com a origem e o processo de formação das rochas magmáticas, elas são classificadas como intrusivas ou extrusivas, e também pela quantidade de silício (Si) presente na rocha magmática, elas são classificadas de três maneiras:
Rocha Magmática Ácida: concentração de silício superior a 65%
Rocha Magmática Básica: concentração de silício entre 52 a 65%
Rocha Magmática Neutra: concentração de silício entre 45 a 52%
TEIXEIRA, Wilson (Org.). A terra sólida: minerais e rochas. In: TEIXEIRA, Wilson et al. Decifrando a terra: magma e seus produtos. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. Cap. 2. p. 130-442.