O intemperismo é o resultado da modificação da ordem física (desagregação), e química que atua na decomposição das rochas. O saprólito e o solo são os produtos do intemperismo e estão sujeitos aos processos de erosão, transporte e sedimentação.
INTEMPERISMO FÍSICO
Ocasionado pela variação de temperatura, as rochas sofrem contração (noite) e expanção térmica (dia), a umidade, congelamento da água em fissuras das rochas, evaporação das águas de infiltração com sais dissolvidos e até causado pelo crescismento de raízes nas fissuras das rochas (Físico-biológico). Esses processos causam a desagregação e fragmentação nas rochas, tornando-se o material descontínuo e friável. É importante ressaltar que esse processo aumenta a superfície de exposição do material para o intemperismo químico.
INTEMPERISMO QUÍMICO
O ambiente natural de formação das rochas é caracterizado por possuir altas pressões e temperatura, com pouca disponibilidade de H2O e O2, esse material quando exposto a um ambiente que possuí diferença de seu habitat natural sofrem reações que geram minerais secundários e diferentes soluções de lixiviação. As chuvas, rios, lagos, geleiras, e o mar causam o intemperismo químico.
Nos ambientes em que o pH da água se encontra entre 5 e 9, ocorre a hidrólise , e nos ambientes em que o pH é inferior a 5, ocorre a acidólise. Estas são os dois tipos de reações químicas que geram os materiais formadores dos solos sendo eles os íons em solução que formam sais. Estes sais são dissolvidos e podem permanecer ou sair do sistema por percolação e formar novos minerais, as argilas (neominerais). As argilas possuem menor densidade e diferente composição, tais características físicas e químicas são muito importante para a fertilidade do solo.
REAÇÕES DO INTEMPERISMO QUÍMICO
Dissolução
É a desorganização dos íons de cristais sólidos que ao entrar em contato com a solução da água formam uma solução salina aquosa. Os minerais dificilmente se dissolvem, grande parte reagem com H+ e OH- dissolvidos na água ou com O2 do ar, formando novos minerais. O CO2 junto com a água aumenta o intemperismo. Portanto a dissolução garante a dissociação dos minerais.
Hidrólise
Ocorre a substituição dos minerais pelos elementos ionizáveis da água (H+ e OH-), desfazendo a estrutura cristalina. Consiste na reaçaõ entre minerais e água, é a transformação dos minerais primários em argilas, com a liberação de cátions e sílica solúvel.
Oxidação
Consiste na reação dos minerais com o oxiênio, após a hidrólise o íon ferroso (Fe2+), transforma-se em íon férrico (Fe3+), que combina-se a O2 e H2O, nessa reação formam-se os óxidos de ferro (Hematita), e Oxi-hidróxidos de ferro (Goethita), esses óxidos que estão presente no solo possuem como aspecto cores avermelhadas e amarelada. Portanto a Oxidação é a reação em que um dos reagentes irá perder ou ganhar elétrons.
INTEMPERISMO BIOLÓGICO
O ambiente é constituído por pantas, animais, microorganismo (bactérias e fungos), que podem gerar a quebra dos materiais rochosos, seja ela física ou química.
A ação física pode ser gerado por animais ou crescimento de raízes de plantas em fendas de rochas e solos. Já a ação química é resultado da ação da respiração dos microorganismos, ao liberar CO2 ocorre a disolução do gás na água que promove a acidificação (H+ no solo), ocorrendo a hidrólise.