A Porosidade é o volume do solo ocupado pela água e pelo ar. A porosidade está relacionada com a densidade, pois densidade é a massa ocupada de solo em um determinado volume. Deve-se avaliar a densidade de partícula (Dp) que trata-se do solo seco sem considerar a porosidade, então um solo mineral irá ter maior densidade do que um solo rico em matéria orgânica já que suas partículas são mais leves. É necessário utilizar a densidade do solo (Ds) que incluí a porosidade , sendo correspondente a massa do solo seco por volume, baseando-se na forma encontrada na natureza, por isso pode variar em um mesmo horizonte de um determinado solo, pois dependerá da sua estrutura e compactação. Um horizonte do solo com boa porosidade terá cerca de 50% de seu volume ocupado pelos poros.
A diversos tamanhos de poros nos solos , sendo eles classificados:
Microporos - diametro menor que 0,03 mm;
Mesoporos - diâmetro entre 0,03 a 0,08 mm;
macroporos - diâmetro maior que 0,08 mm.
Os poros garantem a aeração do solo, infiltração de água e sua drenagem e armazenamento no solo; assim proporcionam um bom crescimento radicular para as plantas e dimunuição da compactação do solo, melhorando seus aspectos físicos e químicos.
Horizontes dos solos e sua porosidade
Solos com característica de pouca presenças de poros : Horizonte B de solos hidromórficos cinzentos e de solos gleizados;
Solos comuns de boa presença de poros : Horizonte B de solo podzólico Vermelho-amarelo (argiloso);
Solos com característica de muitos poros: Horizonte B de Latossolo (pó de café).
Solo rico em poros e matéria orgânica .