Objetivo: demonstrar a erosão eólica do solo, discutir os fatores que causam erosão; os efeitos causados pela erosão no solo; discutir algumas práticas de controle e combate a erosão e sua importância para as atividades agrosilviopastoris
Material necessário para a execução da atividade:
2 bandejas pequenas;
faca;
pedaço de grama;
pá cortadeira;
Amostra de solo seca e o mínimo de torrões possível (o suficiente para preencher a bandeja pequena);
Canudos de refrigerantes.
Procedimentos:
Coletar um pedaço de grama do tamanho da bandeja que será utilizada, com o auxílio de uma faca e das ferramentas necessárias. Cortar a grama no mesmo tamanho da bandeja e, em seguida, colocar o pedaço de grama coletado na bandeja.
Preencher a outra bandeja com a amostra de solo triturada (evitar o uso de muitos torrões, pois eles podem interferir nos resultados).
Utilizando um canudinho (mantendo a outra extremidade do canudo a cerca de 5 cm de distância do solo), assoprar sobre a bandeja que contém a cobertura vegetal (grama). Repetir o mesmo processo com a amostra de solo seco. Observar o que acontece e discutir os resultados.
Informações:
erosão eólica é um processo de transporte e desgaste do solo causado pelo vento, que é agravado em áreas desprotegidas por cobertura vegetal.
a erosão é o processo de translocação de partículas constituintes do solo, os dois principais da erosão são as chuvas , precipitação pluviométrica ( erosão hídrica), e o vento (erosão eólica).
a erosão eólica, ocasionada pelos ventos, ocorrem em geral em regiões de pouca chuva, e vegetação natural escassa, e ventos fortes; constitui problema sério pois causa degradação da vegetação que é insuficiente para cobrir e proteger o solo.