OBJETIVO: demonstrar que diferentes solos apresentam diferentes consistências, discutir o que é consistência do solo (friabilidade, dureza, pegajosidade, plasticidade).
MATERIAL NECESSÁRIO PARA A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE:
Recipiente com água;
Amostras de solos diferentes com diferentes consistências (mais duro, mais macio, mais pegajoso, menos pegajoso, etc.);
Bandeja .
PROCEDIMENTOS:
Utilizar diferentes tipos de solos secos com diversas consistências, preservando os torrões presentes nas amostras.
Dureza: Pegue um torrão de solo bem seco e analise sua dureza. Com o polegar e o indicador, tente quebrá-lo. Se não conseguir, utilize as duas mãos. O solo macio se quebra facilmente, o solo ligeiramente duro pode ser quebrado com o polegar e o indicador, enquanto o solo muito duro é difícil de quebrar mesmo com as mãos. O solo extremamente duro não pode ser quebrado, mesmo utilizando ambas as mãos.
Pegajosidade: Molhe o solo (sem encharcá-lo) e amasse-o bem, como se fosse uma massa de modelar. Aperte a massa entre o polegar e o indicador para avaliar a pegajosidade. Se, ao molhar e amassar, o solo não grudar nos dedos, ele não é pegajoso. Se grudar em apenas um dos dedos, é ligeiramente pegajoso. Se grudar em ambos os dedos, é considerado pegajoso.
Plasticidade: Molhe o solo (sem encharcá-lo) e amasse-o bem, como se fosse uma massa de modelar. Em seguida, tente formar um fio de 3 a 4 mm de diâmetro para verificar a plasticidade. O solo não plástico não permite a formar do fio. O solo ligeiramente plástico permite formar o fio, mas ele se quebra ao dobrá-lo. Já o solo plástico permite dobrar o fio sem que ele quebre.
INFORMAÇÕES: A consistência do solo é determinada pela ação das forças de coesão e adesão, que variam conforme o estado de umidade. A coesão refere-se á atração de partículas sólidas por partículas solidas do solo. entretanto a adesão se refere á atração das moléculas de água pela superfícies das partículas sólidas do solo.
cosistência do solo seco (Dureza): Refere-se a resistência á ruptura dos torrões. A consistência do solo seco varia de solta até extremamente dura (LIMA 2020). um solo extremamente duro dificulta a penetração de raízes, o preparo para o cultivo, ou escavações.
consistência do solo molhado (Friabilidade): Refere-se a resistência á pressão de um torrão úmido. Este estado de consistência é conhecido como friabilidade e pode variar de solta e extremamente firme (LIMA 2020). Empiricamente , os produtores rurais preferem preparo de solo neste estado de consistência, pois oferecer menor resistência, tendo em vista que as forças de adesão e coesão são menores (LIMA 2020).
consistência do solo molhado (Plasticidade e pegajosidade): Segundo Lima (2020) á Plasticidade refere-se observar o solo no estado molhado, ao ser manipulado, á capacidade de moldar o solo em diferentes formas, variando de não plástica a muito plástica. muito utilizados pelos professores de artes ,mas e útil para engenheiros, artistas e agricultores. Pegajosidade refere-se á aderência do solo molhado a objetos, quando molhado, variando ou não pegajosa a muito pegajosa. Solos muito pegajoso podem ser difíceis de trabalhar tanto em construção quanto cultivo. Há um equivoco comum é achar que todo solo argiloso é muito pegajoso e extremamente duro, o que nem sempre ocorre.
REFERÊNCIAS: LIMA, Marcelo Ricardo de (ed.). Experimentos na educação em solos. 2020. Disponível em: Experimentos na educação em solos (ufpr.br) Acesso em: 28 set. 2024.